Projeto de Sustentabilidade

Falar sobre sustentabilidade é algo bem complexo, pois ela engloba vários fatores e muita ação pela constante busca da preservação do ecossistema e cada pessoa na qual participa desse processo faz algo para sua melhoria. Com base nessas medidas a Fazenda Tulha está pensando e desenvolvendo um meio menos agressivo para assim cuidar do meio ambiente, medidas essas como redução do uso de agrotóxicos, a biodiversidade nas lavouras com plantação de milho, abacate, feijão, pupunha entre outros, o trabalho familiar e da mulher no campo, a busca de enraizar as origens para que estas não se percam com os anos, além de fazer o seu próprio adubo orgânico, o uso consciente de energia e água, o incentivo as crianças para formação, o plantio de horta orgânica para a comunidade da fazenda entre muitas outras coisas.

Podemos citar o incremento da matéria orgânica ao solo. Esse processo da matéria demora aproximadamente 2 meses para ser feito, pois o produto é coletado, vai para as leiras de compostagem nas quais ele vai começar a entrar em fermentação e seus agentes começarem a agir até irem para o solo onde servirão para adubação e defensivo natural.

Além da  biodiversidade que é o princípio básico para uma agricultura mais sustentável, através do sistema de produção orgânico, pois é a variedade e a variabilidade existentes entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. E com isso a Fazenda Tulha esta trabalhando para ter uma grande biodiversidade, como podemos citar, temos no café orgânico o plantio de milho crioulo, também temos o plantio de mudas de abacate, uma diversidade de mudas de plantas nativa em toda a fazenda, cerca viva, plantação de feijão, abobora, mandioca, além do pomar com grande variedade de frutas.

A agricultura é, sem duvida, uma das atividades mais importantes desenvolvidas pelo ser humano. Com o surgimento da agricultura familiar vemos a mulher assumir um papel cada vez mais relevante, tendo em vista a introdução da mecanização e tecnologias que facilitam as atividades quanto a necessidade de força bruta, proporcionando maior espaço de atuação às mulheres agricultoras. E com base nesses dados a Fazenda Tulha se preocupa em estar buscando essas mulheres para o campo, pois elas são essenciais para a cultura e manejo do café. 

Abaixo teremos algumas fotos do incremento da matéria orgânica ao solo, a biodiversidade com milho crioulo e a busca de mulheres nesse papel tão relevante ao campo.